• CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 – “FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA”

Notícias

LANÇAMENTO DO TEXTO BASE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018


Teremos no próximo dia 03 de fevereiro o lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2018, na Arquidiocese de Sorocaba, que tem como tema “Fraternidade e a superação da Violência; e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). Teremos a presença de Dom Julio que apresentará o texto base na primeira parte da manhã e em seguida o padre Frizzo – coordenador Regional do Sul 1 da Campanha da Fraternidade – falará sobre algumas propostas pastorais para celebrar bem a Campanha da Fraternidade. “Por isso é de suma importância que todas as Paróquias da Arquidiocese de Sorocaba, mandem representantes, para que juntos possamos refletir esse assunto tão importante nos dias atuais em nossa atuação pastoral junto ao povo de Deus. Pedimos aos Párocos mandar representantes de sua paróquia de 3 a 5 pessoas”, reforça o padre Samuel Soares, assessor arquidiocesano da CF.
Para ele, Fraternidade e superação da violência indica um caminho. “A misericórdia, sem dúvida, indica caminhos novos e desafiadores: “Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te bater numa face, oferece também a outra. Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar nada em troca. Sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bondoso também para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc 6,27-29.35-36). A escolha do tema é de suma importância para refletir e propor mudanças em duas situações. Tendo suas residências guardadas por cercas elétricas, guaritas e vigias, cada vez mais também as pessoas se isolam e sentem nisso uma falsa sensação de segurança. O outro é afastado. Mantêm-se distância não só do inimigo, mas também dos possíveis amigos, como os vizinhos. Eis aí um dos maiores desafios contemporâneos no campo da segurança pública: garantir que as políticas públicas tenham em vista o aumento da solidariedade entre as pessoas, ao invés de enclausurá-las, criando empecilhos ou mesmo impedindo relações interpessoais humanizadas”.
Além do evento de lançamento, haverá ainda sessão solene nas Câmaras dos vereadores de Sorocaba e Votorantim e demais cidades que quiserem promover. “É importante também que cada pároco em sua Paróquia, desenvolva o tema como melhor responder à sua realidade: debates, formações, noites de reflexões, seminários e outras atividades. A Campanha da Fraternidade, abordando a realidade, nos provoca a sermos construtores da paz e gestores da fraternidade. Superar a violência é tarefa de todo cristão, pois recebemos o mandamento do amor como vocação e missão. Fomos em Cristo adotados como filhos e filhas, recebemos a dignidade filial (Gl 4,5). Superamos a violência quando fomos tomados pela paternidade de Deus e pela filiação em Jesus. Em Cristo, somos todos irmãos”, diz padre Samuel.

Fonte: Terceiro Milênio.